Preocupação central nos mais diversos âmbitos da sociedade, a saúde mental vem ganhando cada vez mais espaço também na área corporativa, ao impactar de forma decisiva o desempenho dos funcionários, o bem-estar no trabalho e a cultura organizacional.
Trabalhadores mentalmente saudáveis tendem a ser mais produtivos, criativos e engajados, contribuindo de modo comprovado para os bons resultados da empresa. Conforme as organizações reconhecem essa relação direta entre bem-estar e desempenho no trabalho, passam a classificar o tema como prioritário.
Até por razões pragmáticas, as empresas têm todos os motivos para buscar o bem-estar de seus colaboradores, incentivando a comunicação aberta com eles e entre eles e procurando contribuir para um ambiente de trabalho amigável e cooperativo.
No artigo de hoje, a Brasil Life se debruça sobre a importância da saúde mental nas empresas, trazendo algumas dicas e estratégias para criar um ambiente de trabalho favorável ao bem-estar dos colaboradores.
O que é saúde mental
A saúde mental é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “um estado de bem-estar no qual o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses normais da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade”.
No ambiente corporativo, isso resulta em colaboradores capazes de desempenhar suas funções de forma eficiente, mantendo um equilíbrio emocional saudável e interações sociais positivas com seus colegas e superiores.
Distúrbios comuns associados a problemas de saúde mental no trabalho
É comum que as pessoas se sintam sob estresse e pressão constante no ambiente de trabalho. Não raramente, jornadas exaustivas e as cobranças por desempenho e resultados cada vez mais elevados acabam levando muitos profissionais a desenvolverem uma série de distúrbios relacionados a estafa e exaustão.
A boa saúde mental possibilita que as pessoas saibam lidar com os desafios do trabalho e da vida pessoal de maneira equilibrada. Quando há desequilíbrio nesse aspecto, podem surgir problemas como ansiedade, depressão, estresse crônico e a tristemente famosa Síndrome de Burnout, caracterizada pelo estado de exaustão física, mental e emocional causado por condições de trabalho desgastantes, somadas à sensação de incapacidade de atender às demandas da empresa.
Em 2019, a OMS reconheceu o Burnout como um fenômeno ocupacional e reforçou a necessidade de que as empresas adotem medidas para prevenir o problema. Em 2023, um levantamento Gallup mostrou que 44% dos funcionários entrevistados em todo o mundo relataram estar frequentemente ou sempre estressados no trabalho. O estresse crônico, caso não seja tratado adequadamente, pode evoluir a síndrome de Burnout, resultando em esgotamento físico e emocional.
Confira a seguir os transtornos mais comuns relacionados ao trabalho são:
Síndrome de Burnout
Como vimos, a síndrome de burnout, ou esgotamento profissional, é caracterizada por um estado de exaustão física, emocional e mental causado por situações de trabalho estressantes e prolongadas. Entre os sintomas mais comuns estão:
- Sensação de esgotamento constante;
- Redução da eficácia no trabalho;
- Cinismo ou desapego em relação às responsabilidades.
Ansiedade
A ansiedade no trabalho pode se manifestar através de preocupações excessivas com prazos, desempenho ou relações interpessoais. Os sintomas incluem:
- Sensibilidade ao estresse;
- Dificuldade de concentração;
- Sintomas físicos como palpitações e tremores.
Depressão
A depressão no ambiente de trabalho pode levar a uma queda significativa no rendimento e no bem-estar do colaborador. Sintomas incluem:
- Perda de interesse nas atividades;
- Fadiga constante;
- Sentimentos de inutilidade ou desesperança.
Distúrbios do sono
Problemas de saúde mental muitas vezes estão associados a distúrbios do sono, como insônia. A privação de sono impacta diretamente a capacidade de tomada de decisão, produtividade e relações interpessoais.

Nova lei de saúde mental nas empresas
Em vigor desde março de 2024, a Lei 14.831, conhecida como nova Lei de Saúde Mental, foi criada para incentivar as empresas a adotarem práticas que promovam a saúde mental de seus funcionários.
A nova legislação estabelece diretrizes claras para que empresas implementem políticas voltadas à prevenção, identificação e tratamento de questões relacionadas à saúde mental. Ainda a espera de regulamentação, a lei instituiu o Certificado de Empresa Promotora da Saúde Mental e detalha as ações necessárias para a obtenção da certificação, que será concedida pelo Governo Federal.
Confira a seguir quais são essas diretrizes.
I – Promoção da saúde mental:
a) implementação de programas de promoção da saúde mental no ambiente de trabalho;
b) oferta de acesso a recursos de apoio psicológico e psiquiátrico para seus trabalhadores;
c) promoção da conscientização sobre a importância da saúde mental por meio da realização de campanhas e de treinamentos;
d) promoção da conscientização direcionada à saúde mental da mulher;
e) capacitação de lideranças;
f) realização de treinamentos específicos que abordem temas de saúde mental de maior interesse dos trabalhadores;
g) combate à discriminação e ao assédio em todas as suas formas;
h) avaliação e acompanhamento regular das ações implementadas e seus ajustes;
II – Bem-estar dos trabalhadores:
a) promoção de ambiente de trabalho seguro e saudável;
b) incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional;
c) incentivo à prática de atividades físicas e de lazer;
d) incentivo à alimentação saudável;
e) incentivo à interação saudável no ambiente de trabalho;
f) incentivo à comunicação integrativa;
III – Transparência e prestação de contas:
a) divulgação regular das ações e das políticas relacionadas à promoção da saúde mental e do bem-estar de seus trabalhadores nos meios de comunicação utilizados pela empresa;
b) manutenção de canal para recebimento de sugestões e de avaliações;
c) promoção do desenvolvimento de metas e análises periódicas dos resultados relacionados à implementação das ações de saúde mental.
Como estimular a saúde mental no ambiente de trabalho
A promoção de um ambiente de trabalho saudável, que contribui dessa forma para aumentar a produtividade e o desempenho geral, tem pautado cada vez mais as ações de RH das empresas. Corporações que investem no bem-estar de seus profissionais observam aumento de produtividade, maior engajamento e redução de custos associados ao absenteísmo e turnover.
Uma cultura organizacional que valoriza a saúde mental é o primeiro passo. Isso inclui promover um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis para compartilhar desafios e buscar ajuda quando necessário. A liderança deve ser treinada para ouvir e oferecer suporte sem julgamento.
O engajamento dos colaboradores pode ser estimulado, também, por programas de bem-estar, incluindo, por exemplo, sessões de ioga, meditação e exercícios físicos. Espaços físicos destinados ao descanso e relaxamento são um diferencial para reduzir o estresse. Eles podem incluir áreas de descanso, salas de meditação ou até atividades como yoga no local de trabalho.
Paralelamente, podem ser oferecidos aos colaboradores serviços de aconselhamento psicológico. Mesmo sem relação direta com sua atividade profissional, cuidados como esses podem contribuir para que o funcionário sinta que a empresa se importa com seu bem-estar, percepção que contribui para seu engajamento com a corporação.
Jornadas flexíveis
Uma forma de estimular o engajamento dos funcionários é, sempre que possível, adotar jornadas de trabalho flexíveis e a possibilidade de trabalho remoto. Quando essas opções forem postas em prática, o funcionário saberá retribuir a confiança da empresa com produtividade e engajamento.
Brasil Life e a saúde mental
Na Brasil Life, consideramos a saúde mental um dos pilares de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Por isso, oferecemos soluções completas em benefícios corporativos e prestamos todo o suporte ao RH das empresas para promover a qualidade de vida de seus colaboradores.
Acreditamos que, ao criarem um ambiente de trabalho humanizado e acolhedor, que valoriza a satisfação e o bem-estar físico e emocional de seus funcionários, as organizações se tornam mais atrativa para novos talentos e para reter aqueles que já tem em seus quadros. Contribuem, dessa forma, para aumentar a produtividade e o desempenho geral, construindo uma marca forte em sua área de atuação.
Conheça nossas soluções e conte com a Brasil Life para implementar uma política de benefícios corporativos de alto impacto na sua empresa, capaz de promover mais saúde, qualidade de vida e produtividade no ambiente corporativo.
Soluções inovadoras para automatizar e facilitar sua gestão de benefícios

Na Brasil Life o seu time encontra soluções personalizadas e exclusivas para simplificar a rotina, automatizar e facilitar os processos do RH em um único lugar!
Tudo que a sua empresa precisa e 100% conforme leis trabalhistas e as leis de LGPD:
- Controle de ponto digital
- Processo de Admissão rápida e simples
- Gestão de Escala automatizada e prática
- Gestão de Férias e Folgas
- Proposta comercial exclusiva para empresas de todos os portes
- Redução de custos e burocracia na sua gestão
Entre em contato através de um dos nossos canais oficiais de atendimento:
- Telefone: (11) 4480-1010
- WhatsApp: (11) 94031-5151
- E-mail: comercial@brasillife.com.br